ClimaTempo

O GRANDE EXÉRCITO DOS JOVENS DE DEUS


Um Exército em Crise

Gostaria que você imaginasse um exército. Um grande exército às vésperas de uma batalha. O inimigo está acampado bem do outro lado da colina, pronto para atacar, mas o exército de defesa tem um tremendo problema.

A hora do confronto está chegando, mas ao mesmo tempo, muitos soldados começam a desertar. Um a um vão escapando e desaparecendo. Os oficiais chamam seus nomes escritos em seus registros, mas não há resposta.

Com tristeza, balançam a cabeça e riscam cada nome da lista. Novos recrutas são conquistados e mal conseguem cobrir o número dos desertores. Os comandantes decretam medidas duras para evitar a fuga, mas parece que nada consegue resolver o problema.

Enquanto isso, os soldados que permaneceram se mantêm ocupados. E o que eles estão fazendo? Não estão marchando, treinando com suas armas ou fazendo ataques repentinos ao território inimigo. Não! Eles foram convocados para limpar banheiros e cavar buracos o tempo todo.

Muitos deles reclamam: "Esse trabalho é humilhante, desanimador e o pior, não tem nenhum objetivo. Há um inimigo a nossa frente, por que não nos preparamos para lutar contra ele?".

Os novos soldados se unem ao exército ansioso para irem à batalha, mas depois de semanas e meses trabalhando sem sentido, acabam desanimando. Alguns fogem a noite e abandonam as armas dizendo: "Entrei no exército errado!”.

Os comandantes estão preocupados. Sabem que o inimigo está se aproximando e estão perdendo rapidamente cada vez mais de soldados. Como vão lutar com um exército desfalcado e desanimado? Alguns oficiais começam uma campanha para tornar o exército mais atrativo aos seus soldados.

Organizam partidas e jogos no refeitório; passam filmes todas as noites e organizam eventos esportivos. Os soldados gostam da recreação, mas o número de desertores aumenta cada vez mais.

Algum tempo depois, quando perguntam aos desertores porque abandonaram as fileiras, alguns dizem: "A recreação era boa, mas eu posso ir às festas e praticar esportes nas cidades vizinhas, e não tenho que me preocupar em usar uma farda ou comer a comida do exército. Por que estar no exército para me divertir?”.

Quando os oficiais se reúnem para discutir como lidar com a crise, ficam desanimados. As estatísticas mostram que o número de desertores continua crescendo, e o de recrutas continua baixo e estão desanimados.

O pior é que atrás das colinas, eles podem ouvir o rufar distante dos tambores e o som agudo das trombetas. O inimigo está a caminho.




Nossa Realidade?

No início do século 21, precisamos responder: “este é o exército da juventude de Deus?”.

Ellen White deixou uma palavra para a juventude nos dias atuais: “Com tal exército de obreiros como o que poderia fornecer a nossa juventude devidamente preparada, quão depressa a mensagem de um Salvador crucificado, ressuscitado e prestes a vir poderia ser levada ao mundo todo!”.

Nestas palavras extraídas do livro Educação, está clara a missão do jovem de Deus. Nossa tarefa tem sido preparar a juventude e enviá-la para partilhar a mensagem de salvação.

Temos um grande exército, com um grande potencial. A realidade de hoje, porém, é que o inimigo está fazendo ataques diários em nosso território, pronto para deflagrar uma terrível carnificina contra nós. Onde está nosso exército? O que os soldados estão fazendo? O que vemos são muitos descontentes, procurando algo mais.

Dedicamos nossos esforços para mantê-los no acampamento, procurando entretê-los, mas isso não parece baixar o número de desertores.

Esse quadro mental de um exército preparando-se para a batalha deve desafiar você. Como um exército vitorioso prepara-se para a luta? Seus soldados são treinados! Eles sabem qual é o alvo a ser alcançado! Estão prontos para enfrentar o inimigo!

E não fogem porque estão entediados, porque sentem que o exército é irrelevante ou porque seus esforços não são valorizados. Sabem que fazem parte de um grupo que trabalhará unido, até que a vitória seja alcançada!





O Desafio de Hoje

Nosso desafio de hoje é revestir-nos do espírito de luta que tem inspirado alguns de nossos jovens e contagiar todo o exército com ele. Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder ( Ef. 6:10 ) .


Como uma pequena chama que, em contato com a palha seca, provoca um grande incêndio, nós queremos ver esta geração de jovens em chamas para Jesus, pronta para concluir Sua obra. Não podemos deixar a chama se apagar.

Como faremos isso? Em torno de dois alvos simples: Salvação e Serviço. Mais do que enfatizar como podemos manter a juventude na igreja, como vamos entretê-los, ou como vamos mantê-los longe de problemas, vamos focalizar sua salvação.

Queremos vê-los experimentando um relacionamento de íntimidade e salvação com Jesus Cristo. Vamos, também, prepará-los para o serviço dentro da realidade em que vivem, de modo que possam se engajar na batalha, assim que se unirem ao exército.

Em termos práticos, o que isso significa?

- Devemos transformar os jovens em discípulos, conduzindo-os a um relacionamento de íntimidade com o nosso Senhor Jesus que dure a vida toda. Que vá além de uma semana de oração, uma campanha ou um congresso, mas que alcance todos os momentos e etapas da vida.

- Precisamos lidar com os desafios de uma sociedade relativista, que foge de verdades absolutas.

- Temos que planejar abordagens novas e criativas. Os métodos que trouxeram alguns para a igreja há vinte anos podem não funcionar mais hoje. É tempo de ouvir os jovens e deixá-los conduzir nosso movimento.

- Precisamos explorar a tecnologia para alcançar nossos jovens. Eles estão crescendo diante da tela de um computador. Se não os alcançarmos através dessas telas, perderemos a chance de comunicação com muitos deles.

- Devemos encontrar novos caminhos para transmitir os valores e estilo de vida de nossa igreja aos jovens, de modo que lhes pareçam significativos. Para isso, precisamos produzir materiais para ajudá-los a compreender nossos valores e aceitá-los como seus.

- Devemos dar ao evangelismo o primeiro lugar em cada nível do ministério jovem. Esta é a nossa missão!

Precisamos Salvar Nossos Jovens !

Se quisermos ver nossas igrejas crescendo como no tempo dos apóstolos de Jesus, nossos valores firme em uma sociedade corrompida e nosso sonho de levar ao mundo a mensagem do Salvador em toda nossa geração, então nós precisamos agir o mais rápido possível.

Precisamos focalizar nossa liderança e concentrar nossos esforços em nutrir espiritualmente e amar nossa geração de jovens!

No tempo de Moisés, o povo de Deus enfrentou um inimigo - o poderoso Faraó do Egito e o seu exército invencível. Porém, Moisés foi à presença de Faraó e transmitiu a mensagem de Deus para libertar Israel.

E então Faraó perguntou: "Mas quem irá?" A resposta foi clara: "Havemos de ir com nossos jovens, e com os nossos velhos, com os nossos filhos e com as nossas filhas”.(Êxo. 10:8, 9).

Vamos nos dedicar totalmente a levar conosco nossos filhos e filhas para a terra prometida? Vamos deixar que eles marchem na vanguarda do nosso exército? O desejo de Deus é que nenhum de nossos preciosos filhos seja deixado para trás no Egito, terra de escravidão.

Ele quer todos nós - jovens e velhos, filhos e filhas - marchando contra o inimigo, saindo da terra da servidão, marchando rumo à Terra da Promessa.

Deus está atrás de Jovens compromissados com a sua obra, jovens que fazem a diferença, não seja mais um no meio da mutidão.

Você deseja assumir o compromisso de se dedicar à salvação de nossos jovens, treinando-os e capacitando-os para o serviço? Quer trabalhar pela preparação do exército jovem de Deus para a batalha final?




fonte: jovemadventista


Nenhum comentário:

Postar um comentário